A PROPOSTA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL do Colégio ACADÊMICO está fundamentada no Referencial Curricular Nacional, documento elaborado pelo Ministério da Educação e do Desporto em atendimento às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei 9.394/96).
Sendo assim, a prática da Educação Infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
1– Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas competências ou habilidades e percepção de suas limitações;
2– Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
3– Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
4– Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
5– Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo¬-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
6– Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
7– Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
8– Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.
O currículo da Educação Infantil é centrado nos eixos Formação Pessoal e Conhecimento do Mundo e deverá contribuir para a prática e vivência pedagógicas plenas de êxito e alegria culminando com aprendizagem satisfatória e significativa das crianças.